domingo, 26 de fevereiro de 2012

Post final

É gente as publicações acabam por aqui , foi muito bom postar essas coisas para ver se nos damos conta da gravidade do problema da natureza !!!
Hoje a maioria das pessoas vive em grandes cidades, onde não costuma ter muito contato com a natureza. No passado a maior parte da população morava na zona rural e sentia na pele a importância do meio ambiente para suas vidas. 

Nossos antepassados cultivavaa terra e sabiam que dependiam dela para viver. Todos os dias buscavam  a água que precisavam no rio ou na fonte que passava ou brotava no quintal de casa. Como hoje compramos a nossa comida no supermercado ea água chega às nossas casas pela torneiraacabamos nos esquecendo que tudo o que comemos e bebemos vem da natureza


"Sou uma filha da natureza:
quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo."
Clarice Lispector 
A natureza é tão bonita , tão perfeita não sei como ainda tem pessoas que à destrói...





Cuide bem da natureza

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.
 Gleidson Melo
O ser humano destrói a natureza por ignorância, pois, não sabe os riscos que corremos com a sua destruição, e também, por interesse. Pensam apenas em se dar bem de qualquer jeito, esquecendo-se das conseqüências disso para o futuro, e ainda,  por descaso, achando que não acontecerá nada com ele e sua família, porque, quaisquer que sejam os resultados disso tudo, só acontecerão num futuro e seus descentes não sofrerão as consequências.
O Homem, deixando de preservar a Natureza, cava a sua própria sepultura. A Natureza está
morrendo e pede socorro. Falta sensibilidade no homem moderno, pois ele acha que pode usurpar, dominar tudo, despeitar as regras fundamentais da preservação da Mãe natureza. Há um provérbio indígena que prevê o que pode acontecer com o bicho homem, pela insensatez e pela ganância como se apresenta. Vejamos: “Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o homem irá entender que dinheiro não se come.”
A cobertura florestal é importante para o ecossistema da floresta, porque abriga e protege a populações vegetais, os animais, e os insectos, também protege o solo da floresta, o que desacelera a erosão do solo. A agropecuária é outro factor que provoca o abate, pois os agricultores limpa a terra para semear ou criar o gado, e muitas vezes desmatam largas áreas por meios de queimada e derrubada de árvores. Os agricultores migratórios limpam uma área florestal e empregam até que a terra se degrade, para sustentar sua safra, logo depois transfere e limpa outra porção florestal, caso a área abandonada seja deixada intocada, pode acontecer o reflorestamento, mais isso demora muitos anos, até retornar seu estado original.

As espécies de plantas e animais têm vindo a desaparecer a um ritmo alarmante, só para que tenha uma ideia, especialistas mediram a destruição da floresta Amazónia, em 756 quilómetros quadrado, os efeitos da desflorestação são duradores e devastadores. Espécies inteiras de insectos e animais estão a desaparecer devido à destruição de seus habitats. Esta desflorestação desenfreada, pode causar grandes inundações, catástrofe, e os cientistas consideram que este seja um desastre de efeitos significativos sobre as alterações climáticas ou aquecimento global. Saiba que este abate das florestas, deve-se à actividade humana com exploração da madeira, com cortes de árvores para o uso da madeira, camiões e grandes equipamentos chegam à floresta a fim de cortar as árvores para a exportação.



Saiba que a desflorestação e a remoção ou destruição de grandes áreas florestais, ou seja, floresta tropical, acontece por muitas razões, como a exploração ilegal da madeira, desastres naturais, urbanização, e mineração. Existem diversas maneiras de remoção florestal, ou seja, queimadas ou o corte de árvores. Mesmo com a desflorestação acontecendo em todo o mundo, sabia que actualmente este processo é uma questão critica nas florestas tropicais da Amazónia, pois ela é a única grande floresta tropical do mundo que ainda esta de pé!?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reflexão


Deparamo-nos hoje com uma crise que ameaça a todas as formas de vida. O homem vem provocando o esgotamento dos recursos naturais e deteriorando as últimas áreas preservadas, o que torna a vida na Terra insuportável. A Mata Atlântica vem sendo destruída de maneira acelerada nos últimos 50 anos para dar lugar à expansão da agricultura, reflorestamentos, agropecuária e exploração imobiliária. Mananciais hídricos estão sendo degradados por esgotos, agrotóxicos, resíduos domésticos e industriais. Tudo em busca do lucro fácil, sem compreender que a conta que ficará para as gerações futuras.

O ser humano ainda resiste a toda essa destruição, porém já possível perceber sinais de enfraquecimento. O sofrimento das populações afetadas pela falta d’água em períodos de estiagem é apenas um exemplo da fragilidade do ser humano e demonstra claramente que nossa geração já está pagando um preço muito alto pelos erros cometidos no passado. Mas há uma diferença: no passado, não tínhamos tanta noção das conseqüências da devastação como temos hoje.

É preciso parar e refletir sobre todas essas ações. O que pretendemos deixar para as futuras gerações? Estamos sendo éticos ao destruir tudo, não deixando nada para elas? Temos o direito de negar a vida a toda essa fantástica biodiversidade do mundo tropical? Temos o direito de deixar para as gerações futuras um planeta arrasado? Está em nossas mãos não apenas a conservação das últimas áreas da mais exuberante floresta tropical do planeta, mas o destino de nossa própria espécie.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mata Atlantica


A Mata Atlântica corresponde a uma estreita faixa de florestas ao longo da costa brasileira, estende-se desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principais metrópoles do País e centenas de cidades, controla o clima local, garante a fertilidade do solo e a extraordinária beleza de suas paisagens, sobretudo nas regiões da serra do Mar, é um forte atrativo para atividades de ecoturismo.
Suas florestas exibem uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, muitos deles endêmicos, isto é, que existem apenas neste ecossistema. Infelizmente estas espécies da flora e fauna encontram-se sob constante ameaça de extinção.
Conhecido nacional e internacionalmente por suas belíssimas paisagens e pela rica biodiversidade, este ecossistema é considerado, hoje, um dos mais ameaçados.
Sua área original, antes grandiosa, encontra-se restrita a alguns remanescentes já bastante fragmentados, vestígios do ecossistema original, que embora aparentemente protegidos pela topografia acidentada da serra do Mar, continuam sendo destruídos para reflorestamento de espécies exóticas (pinus e eucalipto), atacados pela extração ilegal de palmitos e sua fauna vem sendo dizimada por caçadores, o que em curto espaço de tempo, pode levar a seu completo desaparecimento.